Para que serve uma rotatória?

Na definição do dicionário Michaelis on-line, uma rotatória é um local mais ou menos circular onde desembocam várias ruas, cujo tráfego se processa em sentido giratório e, predominantemente, em uma só direção, evitando cruzamentos.

A partir dessa definição, podemos deduzir que uma rotatória serve, basicamente, para tornar mais fluido o tráfego de veículos em um entroncamento de múltiplas ruas. Mas será que é só para isso que serve uma rotatória?

Bom, se tomarmos como referência a rotatória da estrada Iperó-Capela-Sorocaba, que está sendo reformada pelo atual prefeito, pode ser que a definição e a função de uma rotatória sejam relativas.

Coloque-mo-nos no lugar do atual prefeito para tentarmos entender sua visão.

Suponhamos que estamos reunidos com o secretário de obras para saber das demandas urbanas da população. Perguntamos ao Secretário: qual obra a cidade está precisando para melhorar a estrutura urbana? O secretário nos responde: acho que uma mini-praça naquela rotatória da saída da cidade, com uma estátua de Dom Pedro ao centro (é o boato que contam), é fundamental para melhorar o tráfego dos veículos, senhor prefeito. Isso vai ajudar muito o trânsito e evitar o congestionamento. Além do que, os motoristas ficariam mais felizes ao contemplarem as flores nos canteiros e a imagem do nosso imperador. É super patriótico, não acha?

Essa hipótese parece fazer sentido? Acho que não, não é mesmo?.

Façamos outra suposição. Imaginemos que estamos andando a pé pelas ruas da cidade (cá entre nós, pode parecer absurdo, pois não me lembro de ver o prefeito andando pelas ruas a não ser na época da eleição…), para falar com o povo (lembre-se, somos o prefeito), e façamos essa pergunta aos munícipes: o que vocês acham que poderíamos fazer para melhorar a estrutura urbana? E os cidadãos, unanimemente respondem: prefeito, tem algo muito urgente que vai melhorar demais nossas vidas… Tá faltando uma mini-praça nessa rotatória na saída da cidade, com uma estátua do Dom Pedro, nosso grande imperador, que tornou o Brasil independente. Seria uma obra muito linda e um símbolo de nosso patriotismo, de nosso nacionalismo.

Há alguma possibilidade de as pessoas darem essa resposta? Acredito ser pouco provável, e ainda me parece não fazer sentido, concorda?

Tá, mas porque, então, um gestor municipal em sã consciência resolveria fazer uma mini-praça numa rotatória, que não serve como praça, efetivamente, com uma estátua que ainda não sabemos exatamente qual será, mas que, se for realmente a do Dom Pedro, não representa em nada o povo, com mastros para o içamento de bandeiras em um terremo que não é plano, que não tem espaço para acomodar uma grande quantidade de pessoas para um ato comemorativo (a não ser no meio da rua), ou uma parada em um desfile cívico, por exemplo, e que deve ter custado uma grana alta?

Obs.: atualizamos esse artigo, pois conseguimos identificar o contrato com a empresa que está construindo a faraônica rotatória. Segue abaixo o extrato obtido no site da prefeitura com os dados e valor gasto nesta magnífica obra. Apenas a bagatela de R$ 277.400,00 (Duzentos e setenta e sete mil e quatrocentos reais).

Como não tenho resposta para essa questão, só posso concluir, caro leitor, que não estamos raciocinando direito. Sejamos mais inteligentes, por favor. Busquemos imaginar outras funções e outras definições para uma rotatória: por exemplo, uma rotatória não serve apenas ou necessariamente para dar mais fluxo ao trânsito.

Vai ver que, hipoteticamente, ela pode servir também para outras finalidades, tais como um meio de desviar verba pública para caixa dois, o famoso caixa adicional de campanha eleitoral, para a compra de apoio político via contratação de empresas terceirizadas. Ou para agradar alguns munícipes contemplando-os com uma verba pública que não precisa passar pelo processo de licitação, ou seja, não precisa ser anunciada publicamente e disputada por empresas concorrentes.

Ela pode servir ainda para dar a impressão de que o prefeito é realmente bom e está sempre construindo algo novo na cidade. Ou, em sentido paralelo, pode servir como um marco simbólico, para registrar seu nome e sua passagem pelo executivo na memória das pessoas. Pode servir também, em sentido similar, como propaganda eleitoral para a reeleição.

Ou então, pode servir para atrapalhar ou tirar a visão dos motoristas dos veículos que a circulam, conforme se pode ver pela foto abaixo, ou para atrapalhar o trânsito no período de obras sem justificativa cabível.

Enfim, uma rotatória pode servir para várias outras coisas, não é mesmo? Para que mais, afinal, serve uma rotatória? Qual benefício ela nos traz além do melhoramento do trânsito? Qual impacto positivo na vida das pessoas uma obra dessas pode causar? Ajude-nos a ampliar nossa visão. Deixe sua definição nos comentários.

#PrefeitoRespeitaNossoDinheiro

Isso é tudo por enquanto, pessoal.

Agradecemos se você leu até aqui.

Caso goste do nosso conteúdo, faça uma contribuição mensal ou avulsa para nos motivar a continuar produzindo mais conteúdos como esse.

Tendência