Passado o período eleitoral, quais são as conclusões que podemos tirar deste pleito de 2024? Quando olhamos para os resultados, os vieses de análise e as possibilidades de conclusões são múltiplas. Os vencedores, por exemplo, podem tirar uma conclusão positiva, enquanto que os perdedores podem chegar a conclusões negativas. Contudo, olhando da forma mais objetiva possível, o que os números realmente nos dizem sobre esta eleição quando comparados com a eleição de 2020?
Vejamos as tabelas e gráficos que preparamos para a análise.



O primeiro dado relevante é que, de 2020 para 2024, Iperó teve um aumento de 1039 eleitores. Diante da população total de Iperó, estimada para 2024, segundo o IBGE, em 37.999 pessoas, o número de eleitores representa aproximadamente 57% da população nesta eleição, mais da metade dos iperoenses.
O segundo dado importante a ser observado é a redução do percentual de votos válidos, que caiu de 67%, em relação ao total de eleitores, para 60%, ou seja, o número de votos válidos, que representa os votos depositados para os candidatos a prefeito, no nosso caso, o candidato único, em comparação com o número total de eleitores, que teve um crescimento de quase 5%, ficou 7% menor que na eleição anterior. Isto significa que apesar de o prefeito eleito ter aumentado seu número total de votos de 8.051 para 12.964, ele teve menos votos proporcionalmente ao número de eleitores que na eleição passada. Isso, por si só, indica que ele perdeu votos.
Concomitante a esse número, se olharmos para as Abstenções, podemos ver que o número de pessoas que, por alguma razão, decidiram não votar diminui aproximadamente 1%, mas continuou bastante significativo, em torno de 24% do eleitorado total. Vale lembrar que em 2020 passávamos pela maior pandemia da história mundial, o que causou medo na população de ir às urnas e, portanto, possivelmente, alterou a curva de modo extraordinário. Isso implica dizer que o número de Abstenções, apesar de ter caído objetivamente, representa, no mínimo, certa estabilidade, ou seja, há certo percentual de eleitores que não querem ou não fazem questão de votar.
Mas o que chama muito nossa atenção, em seguida, é o aumento dos votos Brancos e Nulos. Em 2020, eles representavam aproximadamente 10% do total de votos depositados na urna. Nesta eleição, eles representam 21%. Um aumento de 11% em relação ao pleito anterior.
Somando-se os votos Brancos e Nulos com as Abstenções, vemos que na eleição passada, eles representavam o percentual de 35%; e nesta eleição, eles representam o percentual de 45%, quase a metade de todo o eleitorado iperoense.
Se as Abstenções têm razões variadas de ser, por exemplo, uma pessoa pode não ir votar por estar viajando a trabalho, a passeio, por estar doente, ou seja, por N razões diferentes, inclusive pela rejeição dos candidatos em questão, isso quer dizer que não dá para afirmar que a Abstenção significa a discordância do eleitor em relação aos candidatos.
Já com relação aos votos em Branco ou Nulo, a situação é diferente. Se um eleitor vai votar e anula seu voto, ou vota em Branco, o recado do eleitor é bem claro: não concordo com nenhum dos candidatos ao cargo, não sou a favor de nenhum deles.
Olhando, portanto, para os números de forma objetiva, podemos depreender que praticamente a metade da população de Iperó, em termos representativos, não é a favor do atual prefeito, haja vista que o eleitorado representa, em número absoluto, mais da metade da população.
Neste sentido, podemos concluir que a vitória do candidato único, apesar de todos os subterfúgios adotados por ele, que temos mencionado em nossas publicações, não foi hegemônica e não apresentou uma larga e confortável vantagem, uma vez que ele não alcançou um apoio majoritário da população. Podemos dizer que metade da população concorda com sua gestão e a outra metade não.
Agradecemos se você leu até aqui.
Deixe seu comentário, caso tenha algum ponto que não mencionamos.
Caso goste do nosso conteúdo, curta, comente, compartilhe, siga-nos, assine nosso blog, ou faça uma contribuição avulsa clicando aqui, ou através da chave Pix: 514637730000145, para nos motivar a continuar produzindo mais conteúdos como esse.






Você precisa fazer login para comentar.